top of page

O Efeito GameStop


Por Pedro Henrique


O caos se instaurou em Wall Street na última semana de janeiro quando a grande varejista do entretenimento, GameStop, com mais de 35 anos de mercado e presente em 13 países, tornou-se destaque na Bolsa de Nova York por razões atípicas. O movimento foi orquestrado em um fórum de discussão na internet, o Reddit, mais especificamente no grupo de mercado financeiro “wallstreetbets”, e resultou em um rali raramente visto no preço das ações da empresa.


Entenda o caso:


É normal que empresas com modelos de negócios desatualizados, receitas financeiras em declínio e vários outros fatores negativos se tornem alvos de posições vendidas. Foi o que aconteceu com a GameStop, que desde 2016 demonstra um desempenho financeiro e operacional abaixo das expectativas, tornando-se um alvo dos grandes fundos de investimento que se posicionaram contra o papel, acreditando em sua queda. Esse movimento tende a lucrar com a desvalorização da ação, o que não aconteceu desde então: muito pelo contrário, os papéis da varejista norte-americana apresentaram altas substanciais nos últimos dias, principalmente nesta quarta-feira (27), quando encerrou com uma valorização de 134%, rali considerado anormal.


O que está por trás desse fenômeno que já ocasionou a perda de aproximadamente 5 bilhões de dólares por parte dos investidores ‘short’?

(Dados da S3 Partners)


Como já mencionado, a alta repentina dos papéis da GameStop não se deve a fatores operacionais ou financeiros, e sim pelo movimento em massa de pequenos investidores que combinaram a compra das ações por um grupo de mercado financeiro: o wallstreetbets (WSB), situado no Reddit. Eles decidiram se posicionar contra os analistas de Wall Street e grandes fundos de investimento que acreditavam na queda dos papéis. O movimento tomou proporções enormes, chegando até mesmo em nomes como Elon Musk, que comemorou em seu twitter sobre o efeito “GameStonks” (como o próprio chamou o fenômeno). Não deu outra: a GameStop, que estava cotada próxima a 15 dólares em dezembro, iniciou uma valorização repentina desde o começo do ano, chegando a acumular 1700% de alta.

Fonte: Yahoo Finance / Elaboração própria


Os investidores que estavam vendidos no papel rapidamente fecharam suas posições e recompraram as ações visando minimizar suas perdas. Esse movimento brusco do mercado é conhecido como ‘short squeeze’ e pode ser observado pela inclinação íngreme no gráfico. Essa é uma atividade anormal que ocorre pelo “sufocamento” de posições ‘short’, o que geralmente acontece com ações cuja quantidade de papéis alugados é elevada.


Como citou o jornal The New York Times, o que aconteceu “tem a ver com uma mistura de investimento tradicional, entusiasmo, mecânicas do mercado de ações e a crença de que qualquer pessoa com uma conta no Robinhood, corretora famosa nos Estados Unidos, pode criar uma fortuna”. Essa corretora chegou a limitar a compra de alguns papéis amplamente discutidos no Reddit, como as ações da GameStop, da AMC Entertainment e Nokia. De acordo com o Dow Jones, os usuários conseguem encerrar suas posições, mas estão impossibilitados de comprar ações adicionais.


A explosão do preço da GameStop possibilitou ganhos surreais para alguns investidores em um curto período, como aconteceu com Ryan Cohen, George Sherman e Donald Foss. No total, esse trio investiu, aproximadamente, meio bilhão de dólares uma semana antes do movimento de valorização da varejista. Eles observaram seus patrimônios multiplicarem várias vezes, de acordo com o site de notícias Business Insider, e acumularam rendimentos impressionantes de uma semana à outra.


Fonte: Business Insider /Elaboração própria


A ação conjunta do grupo wallstreetbets tomou proporções inimagináveis: além das perdas financeiras dos ‘short sellers’ e grandes fundos de hedges, foram publicadas diversas notícias ao redor do mundo explicando o fenômeno e discutindo a eficiência do mercado, o que também vem acontecendo em grupos de finanças.


Além da GameStop, outras ações foram alvos do grupo de mercado financeiro do Reddit, algumas empresas, como BlackBerry e AMC, foram altamente impulsionadas por uma massa de investidores individuais que resultou em um salto dramático no preço acionário. A alta volatilidade desse período caótico trouxe uma discussão à tona: esse fenômeno seria crime de manipulação de mercado?

Especular é uma estratégia permitida e tomar posições short, apostando na desvalorização dos preços, é uma prática normal dos mercados. Porém, essa manipulação e criação de condições artificiais de demanda pode ser considerada crime contra o mercado de capitais, prevista em lei na Comissão de Valores Mobiliários.



No Brasil, o efeito “GameStop”, em menor escala, pode ser visto através do IRB Brasil Resseguros (IRBR3).


Investidores brasileiros tentam replicar o movimento da varejista norte-americana e impulsionam a compra do papel, que alcançou uma valorização de 17,82% no fechamento desta quinta-feira (28). Alguns analistas comentaram o caso opinando na impossibilidade de réplica exata do efeito no Brasil, devido à rigidez do órgão regulador (Comissão de Valores Mobiliários, a CVM), e pouca participação de investidores pessoas físicas na B3.


Vale ressaltar a decisão desta sexta-feira (29) da B3, informando que a negociação das ações do IRB foi submetida a leilões. A bolsa de valores brasileira argumentou que, em momentos de alta volatilidade, o mecanismo de leilão torna-se mais eficiente no quesito precificação. Esse movimento caracterizou uma ação rápida e eficiente com objetivo de evitar um possível “efeito GameStop” no Brasil.

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page