top of page

Operações

Trazendo do mercado as rotinas de Backoffice e Análise de Risco e Perfomance, estando em constante contato com as diversas áreas do Mercado Financeiro, Operações se destaca pela flexibilidade, compreensão de Análise Técnicas e amplo conhecimento de Produtos. Nossos analistas focam, principalmente, no desenvolvimento de suas Hard Skills e se destacam em algumas das principais competições, como Safra Top Gestor e Desafio JGP.

Análise técnica

Estudamos metodologias que buscam entender padrões e tendências nos preços de ativos e, com isso, extraímos oportunidades que se tornam alocações em competições e no nosso fundo fictício.

Plano de Estudos

1

Ferramentas

O estudo das ferramentas utilizadas no departamento, como Excel, Python e SQL, é a primeira etapa do aprendizado. Para isso, oferecemos capacitações e exercícios, visando a qualificação completa do membro, incluindo uma introdução a materiais de risco e análise técnica.

2

Estruturas de mercado

Uma importante etapa para o desenvolvimento do membro de operações é o entendimento das Estruturas de Mercado e Produtos. Desse jeito, passam pelo departamento o estudo de Instituições do Mercado Financeiro, materiais utilizados na avaliação de perfomance, o Valor do Dinheiro no Tempo, além do entendimento de Derivativos como Opções, Futuros e Swaps.

3

Análise

Para a preparação plena do departamento para o ingresso em competições e, posteriormente, do membro no Mercado Financeiro, temos como uma das últimas etapas o estudo e desenvolvimento de projetos que testam a capacidade de desenvolvimento de análises de risco e técnicas, colocando-os em prática através de competições internas e no Fundo Fictício da Liga.

COMPETIÇÕES

imagem_2024-02-23_011352293-removebg-preview.png

O Desafio Itaú Quantamental expõe ao mundo universitário a elaboração de estratégias quantitativas para o mercado financeiro. A competição tem como uma de suas premissas a educação dos participantes a respeito de Data Science aplicada a ativos e sobre a gestão de um portfólio, tudo isso de forma automatizada, como um robô, e em uma linguagem de programação. 

O desafio é organizado pela Itaú Asset que recebe dos grupos um relatório que passa por cada etapa do modelo, demonstrando os métodos utilizados, resultados obtidos e, por fim, os erros e aprendizados da equipe.

Equipe

Diogo_edited.jpg

João Souza

Diretor de Operações

  • LinkedIn
Diogo_edited_edited.jpg

Diogo Alves

Gestor de
Operações

  • LinkedIn
Zhang_edited.jpg

Zhang Xinyi

Gestora de
Operações

  • LinkedIn
Bernardo_Renato_Macedo_Adade-removebg-preview_edited.jpg

Bernardo Adade

Analista Jr. de Operações

  • LinkedIn
João_Pedro_de_Almeida_Genova-removebg-preview.png

João Pedro Genova

Analista Jr. de Operações

  • LinkedIn
Tiago_Teles_Tedesco_de_Carvalho-removebg-preview_edited.jpg

Tiago Teles

Analista Jr. de Operações

  • LinkedIn
Pedro_Loureiro_Arromba_-removebg-preview_edited.jpg

Pedro Arromba

Analista Jr. de Operações

  • LinkedIn
Yuri_Gabriel_Gaertner_Falcao_de_Lacerda-removebg-preview_edited.jpg

Yuri Gaertner

Analista Jr. de Operações

  • LinkedIn
Sara_dos_Santos_Gusmão-removebg-preview (1)_edited.jpg

Sara Gusmão

Analista Jr. de Operações

  • LinkedIn
bottom of page