top of page
  • Foto do escritorImpactus UFRJ

O melhor certificado que você poderia ter

Atualizado: 17 de nov. de 2020

Por Renan Couto e Richard Sihman


O CFA é um certificado concedido pelo CFA Institute, uma organização que tem definido o padrão mundial de conhecimentos em investimento, princípios de conduta e ética profissional. O CFA é provavelmente a certificação mais importante que um profissional do mercado financeiro pode obter, e é útil para quase qualquer profissional no mercado.

Para ganhar o certificado do CFA, é necessário que a pessoa seja aprovada nas 3 etapas do exame, ter quatro anos de experiência profissional com tomada de decisão de investimentos e por último se cadastrar no Instituto CFA como membro regular. Ao contrário do que muitos pensam, a experiência profissional não é um requisito para fazer a primeira etapa da prova. Por isso, muitos profissionais que aspiram ingressar no mercado financeiro fazem a prova para provar suas competências.

A prova é toda em inglês, e os conhecimentos examinados em cada nível se dividem da seguinte maneira:

Nível I: Conhecimento básico e compreensão de questões focadas em ferramentas de investimentos. Algumas irão requerer análise. Nível II: Enfatiza uma análise mais complexa, em conjunto com um foco na valoração de ativos. Nível III: Demanda uma síntese de todos os conceitos e métodos analíticos numa variedade de aplicações para a efetiva gestão de portfolio e planejamento de riquezas.


É claro que um certificado tão relevante não é fácil de conquistar. A maioria dos alunos reporta ter estudado mais de 300 horas para passar em cada nível do exame. Isso são 5 meses, estudando 2 horas por dia!


Para ter direito a fazer a prova, é necessário pagar uma taxa de inscrição única no valor de 450 dólares. Para fazer a prova, o investimento varia de 650 dólares a 1380 dólares por prova, dependendo do quanto antes da prova o pagamento é realizado. Ao pagar a prova, você recebe uma apostila online com todo o conteúdo que você precisará estudar. Em média, leva-se quatro anos para completar os três módulos (Level I, II e III).


Para quem tem menos tempo para estudar, uma boa opção é pagar por um curso. A líder no mercado de cursos preparatórios, FK Partners, cobra 4730 reais pelo seu curso presencial e pelas 5 apostilas que compõem o pacote de apostilas da Schweser, que resume o conteúdo de forma objetiva para quem quer passar mais fácil na prova.


Mas não é para desanimar. O conteúdo estudado não deixa a desejar para um MBA americano de alto nível, e isso é reconhecido pelo mercado: Um profissional americano com CFA ganha mais do que um profissional com MBA. Em comparação a um MBA, um CFA é de fato bem barato, e um excelente investimento.


#CauseImpactus

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page