top of page

Mercado de Opções: A Floresta Amazônica do Mercado Financeiro

Atualizado: 21 de nov. de 2020


A Floresta Amazônica configura um dos ambientes mais misteriosos do planeta. Milhões de quilômetros quadrados de mata inexplorada formam uma grande cobertura complexa e incompreendida. De onde vem essa tal complexidade, que estudiosos dedicam suas vidas a entender? A Floresta possui enorme diversidade, sustentada nas necessidades de sobrevivência de dezenas de milhares de espécies; o seu correspondente financeiro também.


O mercado de opções, assim como a Floresta Amazônica, se desenvolveu devido à convivência de indivíduos únicos que querem sanar suas necessidades. Nesta, é negociada a existência de espécies; naquele são negociados direitos de comprar ou vender ativos no futuro a um preço combinado. Esses contratos são sempre bilaterais: o emissor vende o contrato para o titular por uma quantia. Quando chega a data combinada no contrato, o titular tem o direito, mas não necessariamente o dever, de executar a operação pelo preço pré-determinado. Enquanto isso, o emissor possui o dever de realizar a operação caso o titular queira.

Nessa “selva de touros e ursos”, como citado em “O Lobo de Wall Street”, alguns investidores têm absoluta certeza de suas hipóteses, e aproveitam as altas variações de preços das opções para se expor a altos riscos. Outros investidores estão inseguros e querem proteger seus portfólios, então utilizam opções como um seguro – pagam para outro assumir certo risco. Ainda há pessoas que acreditam que os preços de seus ativos vão se estabilizar, e montam estratégias para lucrar quando os preços não variam. Tanta diversidade de estratégias e escolhas fazem esse mercado extremamente útil para calibrar o seu portfólio, garantindo o equilíbrio ideal entre risco e retorno.

Tendo em mente a diversidade tanto no mercado de opções quanto na floresta tropical, define-se o maior perigo desses dois ambientes: falta de preparo. Operar opções envolve riscos que devem ser tomados com extrema cautela. Enquanto é possível, porém incomum uma ação perder todo o seu valor e chegar a ter preço zero, no mercado de opções isso é possível e bastante frequente. Além disso, investimentos mal pensados podem gerar perdas superiores a 100%, ou seja, deixar o investidor devendo dinheiro para a corretora.


Diverso e hostil como a Amazônia, o mercado de opções fascina pelo nível de desafio e flexibilidade existente. Todo investidor tem a se beneficiar com o uso de suas ferramentas, mas a abordagem deve ser feita com cautela, e o domínio requer extremo preparo. Espero que ao final dessa expedição metafórica você tenha nutrido pelo menos um pouco de curiosidade sobre esse mercado extremamente desafiador e desconhecido por muitos.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page