top of page

Fragmentando ordens no book de ofertas: VWAP x TWAP

Atualizado: 21 de nov. de 2020

Geralmente, pessoas institucionais, como fundos de investimento, montam posições demasiadamente grandes em cima de papéis negociados na bolsa, já que, de maneira geral, possuem uma capacidade financeira muito superior às pessoas físicas. Uma ordem muito grande, todavia, tem o poder de distorcer o preço quando colocada no livro de ofertas, principalmente se o ativo tiver liquidez baixa: de maneira prática, é a lei da oferta e da demanda agindo sobre o preço. Uma solução para isso seria recorrer ao mercado de balcão, onde contrapartes negociam diretamente sem que a negociação passe pela bolsa. Todavia, há medidas alternativas para montar a posição sem gerar distorções tão elevadas no preço: as estratégias VWAP e TWAP.


Com o advento das tecnologias, das quais, obviamente, as bolsas de valores não ficaram imunes, a inserção de ordens no book de ofertas pôde ser automatizada. Os “robôs” passaram a trabalhar em prol dos investidores, executando estratégias como o VWAP e o TWAP.

O VWAP, sigla para Volume Weighted Average Price, na verdade, é um indicador que corresponde a uma média de preços negociados em um determinado período, ponderada pelo volume negociado. É uma das diversas ferramentas que analistas técnicos possuem à disposição em suas análises de ativos. Realizar uma operação “robotizada” atrelada ao Volume Weighted Average Price significa fracionar uma ordem, de modo que o algoritmo efetue compra ou venda de um ativo, de acordo com o comportamento de fluxo do mercado. Assim, o robô busca acertar o melhor preço das operações, garantindo melhores negócios ao investidor.


Já o TWAP, sigla para Time Weighted Average Price, fragmenta uma ordem em várias. Assim, o algoritmo realiza uma ordem várias vezes ao dia de acordo com o intervalo de tempo definido, até chegar ao montante total desejado na compra ou na venda. A vantagem do TWAP é que sua programação é muito mais simples do que a de um algoritmo que opere usando o VWAP.


Ambas as estratégias, por fragmentarem uma ordem grande em diversas ordens menores, ajudam investidores a “maquiarem” uma operação robusta no book de ofertas, o que evita distorções no preço causadas pela própria ordem a ser realizada.


1.985 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page