top of page

Uma inspiração no presente, um reflexo no futuro: Cassiana Fernandez, A economista-chefe

Por Agda Amélia


Esse texto começa com um desafio para você. O que uma busca no Google com o termo “Principais economistas-chefes do Brasil” retornaria? Será que veríamos uma quantidade proporcional de homens e mulheres, embora o termo seja neutro? E quando procuramos por vídeos, quem são as pessoas que estão nos explicando os acontecimentos econômicos?


Tendo isso em vista, vos apresento uma mulher com uma excelente trajetória profissional e que é uma inspiração: Cassiana Fernandez, atual economista-chefe do J.P Morgan no Brasil. Ela é formada em Economia pela Universidade de São Paulo e possui um mestrado pela Puc-rio, que é focado no estudo da relação entre o câmbio real - a taxa de câmbio que leva em conta a inflação interna e externa- e o preços de commodities. Ela iniciou sua atividade profissional no BNDES como economista e gerente da Área de Planejamento e, posteriormente, atuou como economista na Mauá Capital até que, em 2011, ingressou no J.P Morgan como economista sênior e permaneceu no cargo por três anos.


Em 2014, com uma forte bagagem, Cassiana foi promovida a economista-chefe do banco J.P Morgan do Brasil, posição que ocupa até hoje. Vale ressaltar que a instituição é um dos 10 maiores bancos do mundo. Uma mulher exercendo um cargo tão importante em uma instituição tão bem reconhecida como essa, com certeza influenciará futuras “Cassianas” a buscarem o mesmo espaço. Além disso, ela apoia projetos que incentivam a participação de mulheres no mercado financeiro, como o Girls in Banking & Markets e o Women’s leadership day da J.P Morgan. Nesse sentido, como uma forte incentivadora da liderança feminina, da diversidade empresarial e acesso a educação financeira, Cassandra está presente em diversos eventos e palestras em faculdades por todo o Brasil, inspirando jovens mulheres a assumirem cargos de responsabilidade e se aprofundarem no mundo das finanças.


Assim, quando pensar em respostas para as perguntas anteriores, pense também em como aumentar os resultados das buscas por mulheres em posição de liderança. Como indicação, procure por Cassiana Fernandez: uma simples busca em sua página no Linkedin já demonstra a sua brilhante carreira, desde simples participações em lives com ligas de mercado financeiro, campanhas de incentivo a presença feminina no mercado, conversas ao lado de grandes nomes dos investimentos como Asmath Damodaran, produção de artigos e publicações para grandes revistas como Valor Econômico, um mestrado brilhante e hoje uma posição de chefe em um dos bancos mais renomados no mundo.



Se quiser conhecer mais histórias de mulheres inspiradoras, como Luiza Helena Trajano, Christine Lagarde e Oprah Winfrey, acesse os nossos textos do Investidoras de Impacto.


859 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page