top of page

DICA IMPACTUS: LIVRO WALL STREET DO AUTOR RAIAM DOS SANTOS

Atualizado: 17 de nov. de 2020

Por Guilherme Antunes


O livro Wall Street do autor Raiam dos Santos propõe a história de um brasileiro que estudou na Wharton Business School da Universidade da Pensilvânia até sua vida em NYC, no mercado financeiro. Dessa forma, o livro narra uma história de um analista do Citi, ganhando algumas centenas de dólares e que viveu perto de uma favela na Pensilânia para estudar, até chegar em um condomínio de luxo em Manhattan para trabalhar com apenas 21 anos.


Não diferente da maioria dos jovens que se formam na Universidade da Pensilvânia, o autor acreditava que fazendo networking e buscando sempre o dinheiro, ele podia ser feliz. Dessa maneira, em diversos momentos Raiam propõe ao leitor reflexões de até a onde a importância do dinheiro é impactante na busca da felicidade, passando por histórias em diversos momentos de sua vida nos Estados Unidos.


Raiam Santos conta com detalhes sua vida em Nova York após ser aprovado nas entrevistas para o Citi. Dessa maneira, a vida do ex-jogador de futebol americano passa a ser bem corrida com diversos treinamentos após a aprovação no processo seletivo. O mesmo também conta histórias que relacionavam seus chefes, colegas de trabalho e outros indivíduos que também trabalhavam no mercado financeiro dentro e fora do Citi. O livro mostra os perrengues ao viver em uma cidade cara e que oferecia até 30 mil reais para jovens ex-universitários de 21 anos. Com uma vida de analista, trabalhando no front office na parte de Research dos setores de Aviação da América Latina do Citi, o autor relaciona também a ótima fase da economia brasileira (entre 2010 e 2011) em todos os sentidos com a crescente oportunidades para brasileiros nessa concorrida e difícil carreira. Além disso, o mesmo explica detalhadamente em seu livro várias noções de hierarquia e ramos do mercado financeiro que para pessoas de fora, não seria possível saber.


Ao combinar uma narrativa uma história de fácil entendimento e usar técnicas que aproximam o leitor da história, Raiam consegue tornar seu livro extremamente interessante e não cansativo. Além disso, a quebra de uma linguagem formal para uma linguagem do cotidiano e sem limitações, reforçam a mensagem verdadeira e o cuidado para passar o enredo da narrativa.


Dessa maneira, Raiam Santos narra uma vida luxuosa em Wall Street cada vez mais triste, propondo uma mensagem de reflexão centralizada entre fé e medo. O autor não mede palavras para falar de seus aprendizados e reflexões como estudante e analista, mas nunca se deixando vitimizar por seus acontecimentos vividos. Por isso, é altamente recomendada a leitura desse livro, não só para pessoas jovens que estão iniciando sua carreira, mas para aqueles que deixam seus medos frustrarem seus objetivos, sendo eles no mercado financeiro ou não.




31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page