top of page

Rachel Maia: A trajetória de uma líder


Por Cintia Oliveira e Juliana Castro


Rachel Maia, fundadora e CEO da RM Consulting, empresa especializada em consultorias voltada ao mercado de luxo e de diversidade e inclusão para empresas, tem 50 anos e uma extensa trajetória em cargos de liderança em grandes empresas como Lacoste, Novartis, Tiffany&Co e Pandora. Atualmente participa do conselho administrativo da Vale, Banco do Brasil, CVC Corp e Grupo Soma, também é presidente do conselho consultivo da UNICEF e fundadora do projeto Capacita-me, assim como atua em outros projetos voltados ao aumento da diversidade no mercado de trabalho, fazendo palestras e dedicando-se a mentorias.


Sua ampla experiência e trajetória no mercado explica o fato de Rachel ser uma das CEOs mais influentes no Brasil na atualidade. Nascida em uma família humilde da periferia do extremo sul de São Paulo, ela recebeu muitos ensinamentos por parte dos seus pais, como Rachel cita em seu livro “Meu caminho até a cadeira número 1” o pai foi quem a ensinou que os estudos e a preparação são fundamentais para toda vida, e sua mãe mostrou que a coragem e a sensibilidade a levariam longe. O lema de sua casa era “um membro sempre ajuda o outro”, lições que tornaram Rachel a pessoa que é hoje, preocupada com os outros, determinada e humilde.


A guinada na carreira começou quando percebeu que precisava ir além. Por não ter uma formação em uma faculdade de primeira linha, Rachel identificou a necessidade de aperfeiçoar seu currículo para alcançar seus objetivos profissionais. Por ter estudado a vida toda em escolas públicas, seu inglês limitava-se ao básico verbo to be, fato que durante seu trabalho na 7-eleven começou a incomodá-la, então, ao perceber a urgência da segunda língua, ela decidiu usar sua rescisão de contrato na 7-eleven para estudar inglês no Canadá. Ao voltar para o Brasil, Rachel buscou fazer cursos em universidades conceituadas para agregar seu currículo e nesse mesmo período, conseguiu um emprego na Novartis, como Diretora Financeira, tal conquista foi somente o início de uma carreira de sucesso . Rachel atualmente conta com cursos em universidades conceituadas como FGV, USP e Harvard.


Como mulher negra, faz parte de apenas 0,4% do universo corporativo de empresas globais no Brasil, segundo pesquisa do instituto Ethos, publicada em 2016. Em ambientes majoritariamente elitistas, masculinos e pouco diversos, teve que enfrentar racismo e machismo e impor sua presença. Rachel sempre entendeu a importância da sua representatividade, o que a faz trabalhar ativamente para que haja uma mudança considerável nesse quadro futuramente. A partir da sua influência leva diversidade e inclusão às grandes empresas. Hoje vemos a RM Consulting atuando nessa implementação em empresas renomadas como XP.inc, JBS e Veirano Advogados. Recentemente foi lançado o Pacto de Promoção da Equidade Racial, na qual Rachel e outros profissionais assinaram para trazer essa pauta de diversidade e inclusão à questão ESG, muito comentada atualmente.


Além de sua carreira de sucesso, Rachel é mãe de Sara Maria e Pedro Antônio, e como já citado, recentemente lançou seu livro “Meu caminho até a cadeira número 1” em que conta sua história de vida, tanto da Raquel, filha da Dona Maria e do Seu Antônio, quanto da Rachel Maia CEO, disputada pelos conselhos das empresas.

239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page