top of page

DICA IMPACTUS: PORQUE VIVER DE ALUGUEL PODE SER MELHOR QUE TER UMA CASA PRÓPRIA

Atualizado: 17 de nov. de 2020

Por Richard Sihman


“Quem casa quer casa”. “Quem compra terra não erra”. Esses bordões são frequentemente repetidos no pelos brasileiros, que vêem na casa própria um sinônimo de estabilidade e enriquecimento. Entretanto, há uma série de controvérsias quanto à aplicabilidade deste investimento. É claro que se o grande sonho da sua vida for ser dono da sua casa, você deve persegui-lo. Mas se o seu objetivo for fugir do aluguel para economizar dinheiro, saiba que a compra do imóvel dificilmente vai te ajudar a enriquecer. Este fato independe de você pagar à vista ou financiar o seu apartamento.


Vejamos a primeira situação:

Você escolhe financiar seu imóvel, pois prefere pagar por algo que será seu. Isso significa contrair uma dívida que perdurará por vários anos e incorrerá em elevadas taxas de juros. Afinal, um empréstimo com 30 anos de prazo de pagamento não vai sair barato. Além disso, você só será dono da casa quando quitar todas as parcelas. Até lá, poderá ter seu investimento confiscado caso se torne inadimplente. Você pode garantir que vai pagar tudo em dia pelos próximos 30 anos? Vejamos agora a situação mais confortável:

Você poupou muito e escolhe pagar à vista. Como você sonha alto, essa casa custa R$ 1.000.000,00. Ao pagar a casa à vista, você se sente seguro de que fez um bom negócio, pois não pagou juros nem incorrerá no risco de perder o imóvel. Aqui é onde mora o perigo: O investidor sonha comprar a casa em que mora e economizar os R$ 4.000 reais que paga de aluguel mensalmente. Portanto, a compra da casa de 1 milhão economizará apenas 4 mil mensais, uma taxa de 0,4% ao mês. Lembra da nossa velha inimiga, a poupança? Ela rende aproximadamente 0,5% ao mês. Se você investisse em bons ativos de renda fixa, pagando aproximadamente 1% ao mês, o mesmo investimento renderia 10 mil por mês. Com isso, você paga o aluguel e ainda sobram 6 mil reais mensais para se aposentar mais cedo ou viajar o mundo. Os investimentos em renda fixa também apresentam maior liquidez, são mais seguros, não ficam sem inquilino nem precisam ser reformados. Claro que imóveis valorizam. Mas isso não quer dizer que eles valorizam mais do que um investimento em renda fixa ou renda variável. Mas você deve se perguntar: Sou capaz de encontrar um imóvel que, quando somado aluguel e valorização e subtraídas despesas como reforma, renderá mais do que a renda fixa? Do ponto de vista financeiro, o caráter especulativo dessa decisão independe de você querer comprar a casa para morar ou para alugar. Afinal, o custo de oportunidade é o mesmo. Agora cabe a você avaliar a situação e considerar se, dados os argumentos presentes nesse texto, você ainda quer ter a sua casa própria. O dinheiro serve para realizar nossos sonhos e devemos usá-lo para tal. Mas também é nossa responsabilidade usá-lo com sabedoria, para que ele esteja sempre disponível quando precisarmos dele.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page