top of page

VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O MERCADO DE OPÇÕES?

Atualizado: 17 de nov. de 2020

Por Lucas Ribeiro


Opções são contratos negociados nas bolsas de valores que concedem a seu titular o direito de comprar ou vender um ativo no futuro, a um preço pré-determinado. Uma opção de compra (call) garante ao seu titular o direito de comprar um ativo (ex: ação), enquanto uma opção de venda (put) garante ao seu titular vender um ativo.


As opções têm um prazo para serem negociadas. Ou seja, elas possuem uma data de vencimento ou data de exercício. Se o dono das opções não as exerce até o vencimento, elas perdem seu valor. O exercício da opção ocorre quando o investidor opta por negociar a ação vinculada ao seu contrato de opção, pelo preço especificado neste. Esses exercícios acontecem mensalmente, na terceira segunda-feira do mês.


Em suma, existem duas pontas em cada contrato de opção. Numa delas está o investidor, que assume a posição comprada, ou seja, a compra da opção - é chamado de titular. Já na outra ponta, está o lançador, que assume a posição vendida. Em uma opção de compra, é garantido ao investidor/comprador o direito de comprar um ativo até certo prazo e por um preço pré-estabelecido; enquanto o lançador (vendedor) de uma opção de compra recebe o dinheiro do prêmio, mas se compromete a vender a quantidade específica de um ativo até determinada data pelo preço estabelecido.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page