top of page

O Dia "D" para a Itália

Atualizado: 13 de nov. de 2020

Por Guilherme Andrade


Um dos maiores eventos políticos da Europa em 2016 está acontecendo: está sendo realizada hoje uma votação que ditará o futuro da Itália e que pode ter consequências profundas para a União Européia. É um referendo de reforma constitucional proposto pelo Primeiro-Ministro Matteo Renzi, que busca maior autonomia política para enfrentar os problemas econômicos italianos - alta taxa de desemprego, baixo crescimento e um sistema bancário em situação bastante delicada.


Uma vitória do "Sim" representaria uma perda de poder do Senado, com uma transferência de poderes legislativos regionais para o Governo Central. Em outras palavras, o Primeiro-Ministro teria maior poder político frente à crescente oposição do Parlamento.

Um "Não" pode trazer mudanças ainda mais significativas. Pois retrataria mais uma derrota do Establishment, colocando o futuro de Matteo Renzi em xeque. Além de fortalecer ideias e movimentos populistas como o "Movimento 5 Stelle" (Movimento Cinco Estrelas) - que aumenta as chances de uma possível saída da União Européia se concretizar.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page