Impactus UFRJ
Guilherme Carvalho /Analista Júnior
Gabriel Campos /Analista Júnior
Material sobre os impactos na bolsa de valores mediante o atentado ao candidato à presidência Donald Trump.
Com a aproximação das eleições presidenciais americanas de 2024, a polarização entre Donald Trump e Joe Biden está aumentando a volatilidade dos preços de ativos em diversos setores da economia. Donald Trump, candidato do Partido Republicano, propõe novamente o modelo "Trumpeconomics", que inclui a redução da taxa de juros, diminuição da tributação e aumento do protecionismo econômico, medidas projetadas para estimular a demanda interna e fortalecer as exportações. Setores que podem se beneficiar diretamente dessas políticas tendem a reagir positivamente a um aumento na probabilidade de reeleição do candidato, como observado na última semana, quando um encontro dos republicanos tornou-se alvo de tiros e a popularidade de Trump cresceu.
No último sábado, 13 de julho, o candidato à presidência Donald Trump sofreu um atentado contra sua vida. Embora existam debates sobre a veracidade dos fatos, eventos desse tipo historicamente beneficiam a vítima em termos de acúmulo de votos, como observado no Brasil com o atentado contra Jair Bolsonaro durante sua campanha eleitoral. Seguindo essa tendência, registramos um aumento na intenção de votos para Donald Trump, o que favorece o candidato em Estados-Pêndulo.
Fonte: Emerson College Polling, July 15-16
Como já mencionado, o mercado financeiro está sujeito a maior volatilidade neste período eleitoral, e as recentes declarações negativas de Donald Trump sobre as Big Techs, combinadas com o recente fortalecimento de sua candidatura na semana do atentado, resultaram no fechamento em queda da Nasdaq. Por outro lado, ETFs como XLRE, XHB e ITB, relacionados ao setor de habitação, valorizaram cerca de 5% desde o atentado, refletindo uma convergência de interesses entre a redução das taxas de juros defendida por Trump e as expectativas positivas para o setor imobiliário.
Fonte: Yahoo Finance
Seguindo essa linha, o Dow Jones subiu 0,53%, alcançando 40.211 pontos, um novo recorde histórico para o índice. Além disso, a JP Morgan apresentou resultados positivos, demonstrando sensibilidade ao contexto político, especialmente devido ao desejo de Donald Trump de nomear o atual CEO da empresa, Jamie Dimon, como Secretário do Tesouro dos EUA. A reação do mercado foi destacada pela valorização das ações da Trump Media & Technology (DJT), empresa do candidato, que fecharam com alta de 31,37%, a US$40,58 no final da segunda-feira, 15 de julho.
Fonte: Yahoo Finance
Por mais que maior volatilidade no preço dos ativos já fosse esperada, a reação do mercado ao atentado demonstra a sensibilidade dos investidores às dinâmicas políticas, evidenciando a importância das expectativas políticas na determinação dos preços dos ativos e no comportamento dos mercados. Portanto, esperamos que, em caso de manutenção da maior popularidade de Trump, a tendência é que os setores que reagiram positivamente após o atentado continuem se valorizando.
Comments